quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Exercicios de Historia 7º Ano

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – 7º ANO
CAPÍTULO 2 – A CONQUISTA DA AMÉRICA


LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES CONSULTANDO EM SUA APOSTILA


1) Que aspectos da cultura e da vida dos povos americanos os conquistadores europeus pretendiam mudar?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2) Explique por que Cristóvão Colombo chamou os nativos da América de índios?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

3) Cite os principais produtos cultivados por estes povos nativos da América espanhola:

a) Incas_____________________________________________________________________________
b) Maias e astecas___________________________________________________________________


4) Qual a principal semelhança entre os povos maias e astecas? E a principal diferença?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Explique quais foram as conseqüências da dominação européia para os povos nativos da América
espanhola.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Quando os europeus chegaram à América encontraram um continente habitado por diversos povos. Entre esses povos havia muitas diferenças. Nas sociedades asteca, maia e inca, por exemplo, existiam cidades e grandes templos.
Indique como os espanhóis iniciaram os contatos com os habitantes das terras americanas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Que papel cumpriram as doenças, como a varíola, na conquista da América pelos europeus?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6° Ano

Ler:
Definição:
Natureza-morta é um gênero de pintura em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.
O termo natureza-morta se refere à arte de pintar, desenhar, fotografar composições deste gênero. Na arte contemporânea é frequente utilizar ainda outros suportes como a escultura, instalação ou video-arte destas representações de objetos inanimados, como referências à história da arte.

Com base nas imagens abaixo, façam em uma folha de desenho (canson) um desenho de uma natureza-morta.
Eckhout



Pintem com lápis de cor, giz de cera ou se preferirem, tinta.
Caprichem!!!

Exercicios de Português 9ºAno

9º ano – Exercícios de Fixação

Leia o texto:

Um dia, por volta de 1910, chegam a Brodósqui uns artesãos italianos, que percorriam o interior em busca de serviço. Eram os “frentistas”, assim chamados porque viviam de executar trabalhos em estuque – imagens santas e ornamentos – nas fachadas de igrejas e casas. O garoto Portinari consegue juntar-se a eles e após seis meses recebe seu primeiro honorário profissional; uma enorme moeda de 2 mil réis.

Gênios da pintura – Cândido Protinari. São Paulo, Abril Cultural.

1.a) Qual das informações apresentadas no texto você achou mais interessante ou não? Por quê?
b)Considerando o livro em que esse texto foi publicado, com que objetivo se fez referência ao período de vida infantil do artista?

2.Segundo o texto, alguns artesãos italianos foram os responsáveis pela iniciação de Portinari em sua vida profissional.
a)Esses artesãos eram conhecidos como “frentistas”. Que oração informa ao leitor a razão de eles serem conhecidos por esse nome?
b)Essa oração é uma subordinada adverbial. De acordo com o sentido do texto, indique qual a circunstância ela expressa em relação à oração principal.
c)Que conjunção liga a oração subordinada à principal?
d)Quais dos seguintes períodos possuem a oração subordinada que expressa essa mesma circunstância?
I.Os artesãos italianos percorriam as cidades em busca de serviço, uma vez que precisavam sustentar a família.
II.Quando os artesãos italianos chegavam às cidades do interior, as pessoas sempre arranjavam serviço para eles.
III.Se não conseguissem trabalho naquela cidade, os artesãos iam embora imediatamente.

3.Com base no período a seguir, responda às próximas perguntas.

“Conforme foi combinado com os artesãos, Portinari recebeu, após seis meses de trabalho, uma enorme moeda de 2 mil réis.”

a)Qual é a oração principal desse período?
b)Qual é a circunstância que é expressa pela oração subordinada adverbial em relação à principal?
c)Como essa circunstância pode ser interpretada?
d)Qual dos conectivos a seguir poderia substituir o conectivo dessa oração e expressar a mesma circunstância?
I. Segundo. II. Porque. III. Quando.

Exercicios de Português 8ºAno

8º ano – Exercícios de Fixação

Faça a análise sintática das seguintes orações:

1.A terra entupiu o tanque.
2.Necessitamos de companhia.
3.Djalma e Ludmila estavam emocionados.
4.Pareciam simpáticas criaturas.
5.A forte enxurrada carregou nossos pertences.
6.Sonho com um mundo diferente.
7.Roubaram o aparelho de som de meu vizinho.
8.A chuva, o trovão, o relâmpago e o raio são fenômenos naturais.
9.Chegaremos lá no horário combinado.
10.Não mais tratarão mal seus semelhantes.
11.A realidade e a fantasia sempre acompanharam o ser humano.
12.Indicaram o caminho ao cavaleiro perdido.
13.Crianças e jovens gostam de histórias fantásticas.
14.Estou comovido neste instante.
15.O homem aborrecido e a mulher irritada estão confortavelmente sentados no sofá.

Exercicios de Português 7ºAno

7º ano - Exercícios de fixação

1. Substitua os adjetivos das frases por outros:

a)A mulher dele ficou alegre.
b)A casa é pequena.

2. Acrescentes adjetivos aos termos destacados das orações abaixo.

a)Os alunos chegaram.
b)A casa foi destruída.
c)Aqueles rapazes treinam bastante.
d)A funcionária está em fase experimental.

3. Substitua os termos destacados por um adjetivo composto equivalente.

a)Comerciantes de Brasil e Portugal.
b)Festas da França e da Alemanha.
c)Clube da França e da Itália.
d)Acordo entre Portugal e Espanha.

4. Reescreva as frases empregando o adjetivo pátrio adequado.

a)O povo da Argentina é politizado.
b)Ele é um cidadão do Peru.
c)Pedro é de Pernambuco.
d)Ele é imigrante de Cuba.

5. Escreva adjetivos derivados de:

a)rico
b)barulho
c)amargurar
d)preguiça
e)falar
f)ouvir

6. Dê as locuções adjetivas correspondentes aos adjetivos em destaque:

a)Movimento estudantil
b)Reunião sindical
c)Faixa etária
d)Doença gástrica
e)Indústria têxtil
f)Período vespertino
g)Amor fraternal

Exercicios de Português 6ºAno

6º ano – Exercícios de fixação

1.Classifique os substantivos destacados das frases em EPICENO, SOBRECOMUM e COMUM DE DOIS.

a)Ele é uma criatura sensacional.
b)Sônia é uma ótima pianista.
c)Uma baleia macho ficou presa na praia.
d)Minhas colegas são ótimas

2.Reescreva as frases passando todas as palavras para o plural.

a)O farol estava aceso.
b)O problema era fácil.
c)O cão latia desesperado.
d)Meu amigo chegou atrasado.
e)O pires é inquebrável.

3.Escreva o diminutivo dos substantivos abaixo.

a)árvore
b)menina
c)gato
d)irmão

4.Reescreva as frases passando as palavras destacadas para o diminutivo plural.

a)Quero um pão.
b)Por favor, um café.
c)Encontrei um papel em seu bolso.
d)Mamãe adora comer pastel.

5.Escreva o aumentativo das seguintes palavras.

a)carro
b)voz
c)time
d)calçada

6.Indique o que expressam os aumentativos e diminutivos destacados.

1 – aumentativo elogioso
2 – aumentativo pejorativo (deprecioso)
3 – diminutivo afetuoso
4 – diminutivo pejorativo (deprecioso)
5 – diminutivo irônico

a)Que narigão e bocarra ele tem!
b)Filhinha, como você é inteligente!
c)Mas você está uma mulheraça, Carmem!
d)Essa sua secretariazinha é atrapalhada, heim?
e)Você vai arrumar todo o quarto já, viu filhinho!
f)Que chutaço!

7.Complete as lacunas com artigos adequados.

a)____ estudante está tentando obter ____ bolsa de estudos.
b)____ melhores amigos são aqueles em quem se pode confiar.
c)____ meninos estiveram aqui atrás de você.
d)____ estão de acordo, outros não.

8.Explique a diferença entre as duas frases:

a)O policial vai investigar o caso.
b)Um policial vai investigar o caso.

9.Escreva por extenso os numerais abaixo:

a)17 e) 37º
b)47 f) 22º
c)367 g) 45º
d)10 089 h) 72º

10.Assinale somente as frases em que o “um” for numeral, justificando o caso.

a)Desta vez comprei só um disco!
b)É um disco novo esse.
c)Um amigo me contou essa história.
d)Ele tem apenas um amigo.

11.Complete as frases com o numeral multiplicativo adequado.

a)Oito é o ________ de quatro.
b)Vinte e sete é o __________ de nove.
c)Quarenta e oito é o ____________________ de oito.
d)Vinte e cinco é o _____________________ de cinco.
e)Mil é o _____________________ de cem.

12.Reescreva toda a oração, de tal forma que os numerais apareçam por extenso.

a)Luis XVI foi um dos reis da França.
b)Lemos sobre a vida de Henrique VII.